Links

5.10.07

As Biclas já andam por aí



No dia 22 de Setembro, ou seja logo no Sábado da primeira semana de aulas, deu-se início às actividades do Clube de B.T.T., da nossa escola. A manhã prometia um dia cheio de Sol, pois pelas 9h 15m, já se sentia o seu calor. O grupo estava muito entusiasmado, apesar de apresentar vários alunos novos.
Primeiramente foram feitas as devidas apresentações, para depois o Prof. Paulo Carvalheiro, fazer uma breve abordagem dos materiais necessários, tanto em termos de segurança, bem como material de apoio ao atleta e bicicleta.
Depois de salientar algumas regras de comportamentos, deu-se início ao percurso. Logo, à saída da escola o grupo deparou-se com a 1ª grande dificuldade, ou seja, a travessia da estrada E.N. 254. Esta situação foi complicada por duas razões. Uma primeira pelo mau comportamento do automobilistas, que passam em excesso de velocidade. A outra, pelo não funcionamento dos semáforos, que estando intermitentes em nada ajudam a desacelerar os veículos.
Continuando caminho, os alunos percorreram caminhos e veredas das zonas da Maritenda, Monte João Preto, Benfarras e Vale Judeu. Alguns dos caminhos eram simples estradões sem dificuldades técnicas, onde foi possível pedalar e conviver ao mesmo tempo. Intercalando estes pisos mais rolantes, surgiam as veredas, ou melhor os “single tracks”, um pouco mais técnicos, exigindo um pouco mais de equilíbrio e destreza a passar por pedras e raízes.
Com um Sol a mostrar o seu lado mais quente, com temperaturas na ordem dos 30º, as primeiras vítimas foram os mais novos. Estes pequenotes por terem menos experiência beberam rapidamente a água que tinham nos bidões e antes que a sede acabasse com eles, deu-se o regresso à escola.
No final, esta actividade acabou com cerca de 17 km, uma média de 11,50 km/h e muita vontade de que os Sábados venham depressa.