Links

13.3.09

2º Grande Passeio de Final do 2º período

O final deste período está quase a chegar. Ou seja, está na altura de apresentar o 2º passeio de BTT deste ano.
O passeio terá como ponto de partida e de chegada a cidade de Lagos. Mais precisamente, no Farol da Ponta da Piedade. Um local muito especial para todos aqueles que fizeram a "Rota dos 3 Faróis", no Verão passado.


O percurso tem cerca de 53 km, dividido em duas partes. Esta primeira parte tem cerca de 26 kms. Logo após a partida, o percurso leva-nos por alguns dos pontos mais importantes e turísticos de Lagos - Forte da Bandeira, Avenida dos Descobrimentos, Marina de Lagos.

Depois de sair da cidade, o trajecto irá passar por zonas mais rurais. Nestas, iremos encontrar pequenas estradas e estradões de terra que vão serpeanteando por campos verdes e manadas de vacas. A passagem pela vila de Odiáxare marcará uma mudança no caminho. A partir daqui, o trilho segue os canais de rega da barragem.
Antes de chegar a Bensafrim, o tipo de piso muda completamente. É a vez do xisto e das travessias de ribeiras.

Bensafrim, será mais uma das localidades em que passaremos. Daqui até ao Barão de S. João o trilho será o mesmo da "Via Algarviana". Esta última localidade representa o início da grande subida do dia, que só acabará no parque das merendas, da Mata Nacional. Este será o sítio do piquenique deste passeio. É um local muito bonito, cheio de vegetação e muito agradável.

A partir deste ponto iniciamos a 2ª metade do percurso, que tem cerca de 27 kms. O percurso começa com uma agradável descida para sul, até chegarmos à costa. Esta nova passagem pelo Burgau marcará de novo alguns dos elementos da caravana. Desta praia até ao fim do passeio o trilho será sempre pela costa, com passagem garantida em locais sublimes.

Aqui ficam os gráficos de altimetria. Assim, sempre podem escolher o que querem fazer. Se é o percurso todo ou só a 2ª metade. Isso, fica ao vosso critério.

1ª etapa - 26 km, Lagos à Mata Nacional, atenção à última subida.
2ª etapa - 27 km, descida da Mata até ao Mar, no Burgau. A partir daqui serão as veredas a reinar.


AUTORIZAÇÃO (já podes descarregar para o teu PC, imprimir, assinar e entregar)

Autorizações 0809


Autorizações 0809 paulocarvalheiro1811