Links

10.2.09

ELLSWORTH, A BIKE MAIS CARA (rubrica: € e bikes)

Esta marca americana foi criada por Tony Ellsworth como uma brincadeira, um hobby. Os primeiros passos foram dados na garagem da casa dos pais. No interior da garagem, tinha uma pequena oficina, em que começou por modificar bicicletas de outras marcas.
Como amante do BTT não tardou a desenhar e montar o seu primeiro quadro. Este primeiro quadro era um rígido, que se destacava pela robustez. O mais impressionante é que era o próprio Tony que cortava, soldava e preparava este quadro na tal oficina de garagem. Numa primeira fase este quadro destinava-se somente para ele e aos amigos mais chegados. Mas em pouco tempo ele viu-se aflito para construir tantos quadros, pois a fama destes já era imensa.
Com o aumento da produção foi necessário sair da garagem e construir uma pequena fábrica. Além disso, também começou a patrocinar uma equipa no campeonato americano.
Até aqui, a Ellsworth destacava-se pelo tal quadro rígido. Curiosamente, o primeiro quadro de suspensão total surgiu devido a um acidente. Ou seja, o amigo Tony deu um valente "tralho" em que riscou todo o "cromado". Com esta queda, ele começou a pensar que o seu qaudro talvez fosse rude de mais. Assim, fechou-se na oficina e meteu mãos à obra.
É desta forma que nasce a Ellsworth Truth. Um quadro de suspensão total que apresenta uma geometria mais clássica, mas onde os pontos de rotação foram colocados nos sítios exactos para favorecer a potência da pedalada (a que a marca chama de ICT).
Este quadro existe em dois diferentes materiais. Um em alumínio e outro em titânio. Este último é o nosso escolhido para responder ao título deste artigo. Ou seja, a Ellsworth Truth Ti é actualmente (tendo por base a tabela de preços da Revista da Bike Magazine) a bicicleta de BTT, montada de série, mais cara à venda em Portugal, com um preço de 12 247,66€. É um preço um tanto ou quanto surrealista. Muitos dirão, que por este dinheiro compram mas é um carro...
Bom, vamos lá tentar perceber ou compreender um pouco melhor esta "bike".
Este quadro, apesar de ser feito em titânio, não me parece que seja um recordista em termos de peso, quando comparado com as actuais referências do mercado. Talvez, o seu principal atributo será a robustez, eficiência do seu sistema ICT e principalmente pela nobreza do material.
Mas, será que estes factores serão suficientes para tantos euros?
Continuemos com a nossa análise. Em termos de componentes uma marca destaca-se, a SHIMANO. A bicicleta monta o grupo XTR ´09 completo, excepto as rodas que são da própria marca, Ellsworth Carbon MTB. Estas rodas têm os aros em carbono e uma estética diferente. O peso é de 1743 gramas, um valor um pouco acima dos melhores. Mais uma vez o peso...
Em termos de suspensões está tudo entregue à FOX. Na frente encontramos uma Fox 32F RLC100, o modelo de topo para XC e maratonas, que também não bate recordes nos pesos, mas no que diz respeito ao funcionamento e rigidez, é de facto uma referência. Atrás, existe um Fox Float, um modelo leve, mas sem ter as potencialidades dos outros modelos da marca. Esta opção parece estranha, principalmente quando temos em conta o valor pedido pela "bike".
Para acabar esta análise, só nos falta mesmo é saber o peso. Bom, com um preço destes, o peso deverá ser muito pequeno. No site da marca não existe nenhum local onde podemos consultar esse dado ou mesmo até outros. Para conseguir essa informação tivemos que encontrar uma "web shop" americana, a Wrench Science e o dado que surgiu foi de 24,78 libras, ou sejam 11,24 Kg! De facto uma surpresa, ou melhor uma desilusão...

Tantos euros e no fundo não é um "avião". Isto dá que pensar...