Links

11.2.08

Encontro de BTT de escolas no Algoz

Antes de mais nada, quero pedir-vos desculpa pela ausência de fotos, mas ninguém se lembrou de levar máquina fotográfica. Mesmo assim, deixo-vos um resumo deste evento, o primeiro encontro de escolas do Desporto Escolar.
Assim, no dia 30 de Janeiro, pelas 8h30m, cá estávamos nós prontos para participar no encontro de BTT de escolas no Algoz. A partida da escola estava prevista para as 8:45h., mas como sempre, as coisas atrasaram mais um bocadinho. O culpado foi autocarro, fazendo com que a nossa partida fosse por volta das 9h30m.
Apesar de muitos colegas não terem aparecido por causa do exame intermédio do Matemática que se realizava no dia seguinte, mesmo assim já éramos uns quantos.
Ao chegar à escola do Algoz, fomos de imediato comprar as senhas de almoço, perdendo parte do discurso inicial e apresentações das diferentes escolas.
O nosso grupo era constituido por cerca de 9 alunos e o prof. Paulo.
Também participaram no encontro alguns clubes conhecidos, como por exemplo o Clube de BTT Terras de Loulé, juntamente com o famoso prof. Carlos Cabrita, entre outros.
Então deu-se início à actividade por volta das 9h45m, "se não me engano", com dois agentes da GNR, triplando umas motinhas verdes, tipo de Motocross.
O percurso caracterizou-se quase sempre por estradões de terra batida e pedra solta. Estes alternavam com outros um pouco mais complicados, como por exemplo aquele em fomos postos à prova, numa vereda um pouco inclinada, que dava acesso à Ermida de Nossa Sra. de Pilar, com um chão húmido e com erva esmagada pelas rodas das bicicletas à mistura, que ninguém conseguiu subir até ao fim, por causa de um pedregulho que estava já mesmo no final da vereda.
Depois de uma curta paragem para explicar a história da Ermida, lá seguimos por subidas e descidas, até que chegarmos ao campo de tiro. Aí, recebemos um lanche oferecido pela escola e juntamente assistimos a uma demonstração de tiro ao prato.
O passeio continuou até junto de um ribeiro cheio de água, um pouco barrenta. Depois de passada mais esta dificuldade o grupo continuou até à descida de Downhill, onde foi possível observar e admirar a coragem de alguns participantes, mas só um aluno da nossa escola teve ordem para a descer (pois o prof. Paulo não deixou mais ninguém descer, devido ao perigo que esta acarreta).
Após muitos minutos gastos na admiração dos "valentes", lá iniciamos marcha até ao Museu, da Quinta dos Avós, proporcionando-nos ver uma exposição de utencílios antigos, utilizados pelas gerações anteriores na agricultura.
Ao contrário dos anos anteriores, não se foi visitar o Crazy World, porque este estava em obras, mas mesmo assim, fizeram-nos ir até lá para depois nos voltarmos para trás, praticamente pelo esmo caminho. Ao chegarmos à escola, onde tomámos um duche e depois fomos almoçar um saboroso frango assado no forno. Uma característica muito curiosoa é que almoço foi servido à mesa pela turma do CEF.
Por último, foi arrumar as coisas e as bikes, regressando de volta a Boliqueime.

Passeio de Sábado, dia 26 de Janeiro de 2008

No Sábado, dia 26 de Janeiro, foi dia do nosso tradicional passeio de BTT.
O céu estava limpo e o clima estava ameno, o ideal para praticar este espétacular desporto.
Estávamos cerca de 20 e tal pessoas, prontas para dar umas pedaladas pelos caminhos da zona. Mas neste dia houve uma surpresa... O prof. Paulo ia a uma maratona e para não sujar a bicicleta, decidiu fazer um tipo de passeio diferente. Decidiu fazer um passeio só em alcatrão.
Depois de alguma conversa, lá fomos nós em direcção ao sítio da Tenoca. Ao passar pelo sítio do Recanto, fizemos uma pequena paragem no café para comer ou beber qualquer coisa.
E lá fomos nós estradada a fora, passámos pela Quinta da Cebola Vermelha, e npela Campina onde parámos para esperar pelos mais lentos.
Mais à frente, já no sítio da Tenoca, tivemos de parar à espera de um aluno mais novo, e enquanto o ajudávamos a subir, os mais resistentes foram subir a Boa Vista.
E lá fomos nós rumo ao sítio do Vale da Vaca, sempre por alcatrão.
E foi assim que surgiu a "talvez" maior dificuldade do dia, uma subida um pouco inclinada que deixou os mais novos com a língua de fora.


Depois de ultrapassada esta subida, continuámos em alcatrão pelo sítio do Vale da Vaca, com curvas e contra-curvas, onde um aluno um pouco distraido não viu uma curva e se enfiou terreno a dentro,mas felismente o terreno estava ao nível da estrada e nada lhe aconteceu (sorte a dele).


(Esquecendo estas partes menos boas), continuámos até ao Aroal, onde parámos na ponte sobre a Via do Infante para juntar o grupo.
Continuámos até ao povo de Boliqueime, mas ao chegar à povoação, o mesmo aluno que não tinha reparado na curva, não reparou num "centido proibido" e continuou em frente a alta velocidade, e logo por azar, surgiu um carro de frente, mas mais uma vez nada lhe aconteceu, "graças a Deus", apesar de ter levado um raspanete do prof. Paulo.
Continuámos até ao largo da Igreja e depois seguimos pelas ruas de calçada até à estrada de alcatrão, por onde seguimos até à escola.
Ao chegar à escola lá estávam os "papás" à espera dos ciclistas. Mas antes da despedida, ainda houve tempo para dar uns saltinhos...

Então depois deste "shou" de saltos espétaculares, despedimo-nos uns dos outros e fomos todos para casa à procura de almoço.

10.2.08

Afinal quem é o mais "fiel" ao BTT

No início deste ano lectivo, muitos estranharam um pouco uma nova rotina, aos sábados de manhã. De mão em mão passava uma folha, com os nomes de todos que aparecem ao BTT. Nessa folha tinham que assinar num espaço próprio, validando assim a sua presença.
Desta forma, foi possível criar várias tabelas com as presenças nestas actividades. É verdade, que o seguinte gráfico não será o mais acertado para com alguns alunos. Mas, verdade seja dita, eu também não tenho culpa que esses mesmos alunos estejam presentes e simplesmente se esquessem de assinar.
Portanto, agora aproveitem bem esta informação, analisem bem este gráfico e depois de tiradas as vossas conclusões, partilhem nos comentários, está bem?