Links

23.10.11

10º PASSEIO de BICICLETA à PRAIA dos TOMATES

No passado dia 30 de Setembro o departamento de Expressões, do Agrupamento de Escolas de Boliqueime, levou mais uma vez a cabo o Passeio de Bicicleta à Praia dos Tomates. Apesar deste não ser um evento que tem uma periodicidade regular, foi a 10ª edição e a participação por parte dos alunos voltou a ser um sucesso.
163 foi o número de alunos a pedalar, juntamente com vários professores e encarregados de educação. De facto, o pelotão desta edição foi bem longo, ocupando mais de 200m dos caminho e estradas por onde passava.
Com um nº tão grande de aluno,s as travessias de estradas tornam-se muito perigosas (por ex.: E.N. 125). A travessia destas em segurança, só foi possível graças ao empenho dos agentes da GNR, que acompanharam a caravana desde do início até ao fim.
Este evento contou ainda com outros apoios indispensáveis para o seu sucesso. Neste âmbito, deve-se destacar a Junta de Freguesia de Boliqueime que disponibilizou uma carrinha e respectivo condutor como carro de apoio. Uma ajuda importante, pois assim foi possível levar as mochilas dos alunos para praia. Por outro lado, também é legítimo destacar o Sr. Nelson Canhoto, encarregado de educação, que se ofereceu para acompanhar a caravana de ciclistas com um jipe. Esta ajuda foi importantíssima para alguns alunos que tiveram problemas mecânicos.
A um nível mais oficial, tanto a Câmara Municipal de Loulé, como a Capitania de Albufeira tiveram o seu contributo ao autorizarem este passeio.
O percurso deste ano foi muito similar ao anterior, excepto algumas pequenas partes. Como de costume, depois da chamada dos participantes e de um breve briefing, deu-se início desta pequena viagem. Depois da saída da escola, entrou-se num estradão que nos levou até à Benfarras. Aí tivemos a 1ª dificuldade do dia, a travessia da E.N. 125. Mas, tudo correu de forma impecável e pouco depois estávamos a pedalar pelos caminhos arenosos da mata do Morgado.
Com a entrada do pelotão no Parque Ambiental de Vilamoura, já advinhava o próximo desafio, a travessia da ribeira de Quarteira. Este foi um momento bem emocionante. Uns tentaram a passagem a pedalar, outros optaram pelas pedras. Mas, o mais impressionante foi assistir aos alunos mais velhos a ajudar os mais novinhos. Houve pessoal que chegou a transportar mais de 8 bicicletas, simplesmente espectacular. Graças a essa ajuda podemos seguir a nossa jornada em direcção da praia.
A chegada ao parque de estacionamento da praia dos Tomates foi  e será um momento muito especial. É o final desta 1ª parte e a chegada da praia.
Na praia voltamos a ter mais um pequeno "briefing", em que apresentamos as algumas regras para que corresse de forma harmoniosa e positiva. Depois foi dada a ordem que podiam ir à água. Mais pareceu uma avalanche de miúdos... Imaginem 163 crianças a correr para o mar. Apesar de serem muitos, o que nos obrigou a estar sempre muito alertas, tudo correu muito bem. Além das brincadeiras na água, houve também jogos na areia, conversas, etc....
Como o relógio não para, assim chegou a  hora de voltar às bicicletas e preparar o regresso à escola.
 Esta parte do percurso foi bem mais curta, mas mesmo assim os mais jovens ressentiram-se fisicamente, e o andamento foi mais lento. Por outro lado, esta parte também não teve "aqueles" momentos especiais da primeira. O trajecto foi quase todo por estradinhas municipais, sem trânsito.
A chegada à escola foi um momento lindo. De regresso estavam os 163 alunos, um pelotão enorme, que encheu rapidamente o pátio da escola. À espera já estavam os respectivos encarregados de educação. Todos tinham um lindo sorriso na cara e muitas histórias para contar...

Aqui fica um pequeno vídeo do nosso passeio:


O André Bárbara, antigo alunos da nossa escola fez uma autêntica foto reportagem do evento. As fotos do André estão aqui, clica sobre a foto.
10º passeio de bicicleta à praia dos tomates