Links

11.3.08

Como nasce uma bike

Por vezes, as surpresas positivas surgem nos sítios mais engraçados e quando menos esperamos. Por isso mesmo é que têm piada, não é verdade?
Hoje foi um dia desses. Como vinha um pouco cansado de mais um dia de trabalho, decidi sentar-me em frente a esta máquina, chamada de PC. Ainda andei a navegar uns minutos pela internet, sem rumo aparente. Com poucas ideias, a motivação para explorar também diminui. Mas, como o ser Humano é um animal de hábitos um pouco rotineiros, quando dei por ela, já estava abrir o meu e-mail. Coisa que eu faço sempre que ligo o PC, já sem pensar. E ainda bem que o fiz, pois tinha um "mail" da Santa Cruz, com as novidades mais recentes. Meus amigos, acreditem que para a Santa Cruz fazer nascer uma bike nova é um acontecimento. Esta marca destaca-se por manter os seus modelos muito tempo, e não alterando todos os anos como outras fazem.
Já que estamos a falar de um novo nascimento, quero-vos apresentar o pai, mister Joe. Este amigo, tem um emprego muita chato. Imaginem só, desenhar novos modelos, construir protótipos desses mesmos e depois testá-los até ao limite. Como a Santa Cruz, é uma marca exigente na qualidade e não na quantidade (de novidades), este senhor passa a maior parte do tempo a andar de bike, experimentando os tais protótipos. Não têm pena dele, coitado, que trabalho chato que tem, não acham?
Bem, o mister Joe não passa o tempo todo a pedalar. Tem que ter tempo para comer, dormir e mais umas poucas coisitas. Agora, quando dorme, só deve sonhar com bikes, números e sei lá mais o quê. Reparem só neste quadro com apontamentos feitos depois de um sonho mais "marado". É assim, que nasce uma Santa Cruz nova...


Aqui ficam as fotos dos protótipos que ele construiu e testou, até chegar ao produto final.
Interessante, não é?



Depois, de muito tempo passado a testar estas "amostras" (começou a construí-las em 2004), chegou a hora do grande nascimento. Apresento-vos o novo "canhão" da Santa Cruz.

O quadro tem o mesmo peso do meu, com uma pequena e quase insignificante diferença. Este quadro faz 140 mm atrás (a minha tem 100 mm). Portanto, esta bike facilmente fica com 11/12 kg e com um curso de suspensão para engolir todos os pedragulhos e mais alguns!
Além disso, no meu ponto de vista, é bem bonita.



Já agora ficam também a saber, que a Santa Cruz tem site novo, cheio de coisas espetaculares. Uma delas é o Bike Builder, onde podem construir e escolher a cor da vossa bike de sonho.
Clica na imagem abaixo e curte!
Boas navegadelas


10.3.08

Passeio de Sábado, dia 8 de Março de 2008

Sábado, dia 8 de Março de 2008, reunimo-nos mais uma vez para dar uma volta pela nossa região.
Por volta das 9:25, estávamos quase prontos para mais uma aventura nas redondezas.
Partimos da escola, demos uma volta ao quarteirão de apartamentos, enfiámo-nos na estrada e fomos até à hospedaria, daí seguimos pela famosa vereda em velocidade livre até à estrada de alcatrão. Depois de uma curta paragem para juntar o grupo seguimos caminho e fomos rumo ao café "Adiafa" onde parámos para recarregar energias.


O ambiente estava muito calmo, até se ouvir um enorme estrondo, semelhante ao de um tiro de caçadeira. Mas infelizmente não foi nada disso, uma câmara de ar de uma bicicleta de um dos alunos rebentou, talvez por ter pressão a mais, mas felizmente resolveram o assunto.


Depois de alguma conversa, seguimos viagem, rumo ao sítio da Campina.
Depois de algum tempo às voltas pela Campina, surgiu a maior e mais cansativa dificuldade do dia, uma subida com cascalho solto e alguns regos à mistura que nos deixou o coração aos pulos e a língua de fora.
Depois disso fizemos uma descida bastante interessante de pedra solta...

...e daí continuámos pelos estradões do sítio da Barrada até à estrada para Paderne. Atravessámos a estrada e pela frente tinhamos uma enorme descida de acesso ao Cotoviu.


Chegados ao fundo do vale, parámos dentro da ribeira, mesmo ao lado de um pequeno pêgo com água, e então o Prof. Paulo propôs o seguinte: " Quero ver quem tem coragem de se molhar até aos joelhos". Ao principio todos pareciam ter reçeio, mas depois de alguns corajosos se terem aventurado a entrar dentro de água, muitos quiseram esprimentar também, fazendo uma espécie de festa dentro de água.






Como já se fazia tarde, deixámos a diversão e partimos vereda a fora. O terreno plano de terra batida desta vereda, permitiu-nos um ritmo um pouco mais rolante, e ao mesmo tempo podia-mos apreciar a bonita paisagem dos cerros, o verde das árvores, moitas e arbustos, e também o castanho da água ruíva da ribeira, o que nos dava uma sensação de calma e bem estar.

Mais à frente, num largo de terra batida parámos para juntar o grupo à sombra de umas oliveiras, seguimos viagem e uns metros mais à frente, tivémo-nos de desmontar das bikes para atravessar a ribeira. E deparámo-nos com uma coisa bastante interessante; corria um fiu de água mesmo junto à margem da ribeira e a saída é feita por uma vereda com terra solta e algumas pedras soltas, bastante inclinada e igualmente técnica e que só dois dos mais experintes conseguiram subir a pedalar até ao fim, apesar de mais uns quantos a tentarem subir, mas sem sucesso.



Depois de algum tempo à espera, seguimos pelo estradão até ao alcatrão, sempre a um ritmo bastante rolante, depois seguimos por alcatrão até ao largo de calçada do hotel.
Aí fizémos uma paragem , enquanto alguns se divertiam a saltar pela calçada da rua de
apartamentos, ou a descer umas escadas por detrás de um muro ao lado da loja dos chineses.
Então seguimos até à escola, e como sempre lá estávam alguns pais à espera que os seus

filhos chegassem.

Depois de ficarmos um pouco a conversar uns com os outros, fomos cada um para sua casa

para encher a barriga.

Passeio a Monchique! IMPORTANTE!!!!!!

(Clica sobre a imagem e manda imprimir como imagem)

Meus amigos, como devem saber esta é a última semana de aulas do 2º período.

Por isso, estamos a chegar à data do 2º grande passeio deste ano lectivo.

Vai ser já no próximo dia 16 de Março, domingo, que vamos todos explorar a Serra de Monchique! Portanto, vão já preparando as coisas, pois espera-nos uma subida ao ponto mais alto do Algarve e uma descida de 20 km. O que acham?

O esquema vai ser igual ao do último passeio (Carrapateira), em que os pais dão uma ajuda no transporte do pessoal.

Para todos terem acesso à ficha de autorização (obrigatória!), fica aqui (é só imprimir)