Links

23.6.11

3º Grande Passeio B.T.T. na Serra&Praia (Carrapateira, Aljezur)

Já estão aqui as primeiras fotos do nosso "ganda" passeio de BTT pela costa vicentina.

21.6.11

3º Grande Passeio B.T.T. na Serra&Praia (Carrapateira, Aljezur)

O evento decorrerá na zona da Carrapateira, Aljezur, em pleno Parque Natural da Costa Vicentina. A partida para este fabuloso passeio de BTT será  na praia do Amado, com passagem obrigatória pelas falésias da costa Vicentina. 
De Boliqueime à Carrapateira
Esta zona tem paisagens de uma beleza muito especial, quase ainda em estado selvagem. Em contraste, também passaremos pelas estreitas ruas da aldeia da Carrapateira, fazendo lembrar os tempos de outrora. Outra característica desta zona é que a serra chega praticamente à costa. Assim sendo, teremos que pedalar por caminhos de xisto, uns bem rolantes, outros nem por isso, bem cheios de pedra solta e muito pó, típico desta altura do ano. Os caminhos passarão no meio de estevas, eucaliptos e pinheiros. A passagem pela aldeia da Bordeira, marcará o passeio, seja pela sua beleza típica e traços urbanísticos tradicionais desta região, bem como ponto de abastecimento de água, nas fontes ou nos cafés. E tendo em conta as temperaturas desta época a água nunca vai ser demais...
Carrapateira & praia do Amado
Os mais novos aventureiros realizarão uma 1ª parte, com cerca de 10km (azul), em que as belas paisagens estarão sempre presentes. Mas, também passarão pela Carrapateira, onde subirão ao ponto mais alto para se deslumbrarem com as vistas e a respectiva descida. O regresso à praia do Amado marca o final do passeio de nível I.

Percursos I & II

No mesmo ponto de partida, os + “velhos” iniciarão a 2ª parte do percurso (vermelho). Esta decorrerá numa zona mais interior, num ambiente mais próximo da serra algarvia. As curtas subidas e descidas vão ser uma constante. Já para o final terão o privilégio de "fluir" por uma longa descida até à praia (cerca de 3km), em que uma bela vista para o Atlântico nos acompanhará até ao final. Trata-se de uma zona com características interessantes para a prática do B.T.T.. Os trilhos deste percurso são de dificuldade média.
A praia do Amado tem sido um marco importante para o surf. Provavelmente, (se as ondas o deixarem) teremos espectáculo! Para o resto da tarde será passada na praia, entre mergulhos, raquetes, bolas e umas carreirinhas nas ondas, etc.. Assim, a todos que queiram participar é só trazer a chapéu de sol, geleira, protector solar, alguma comida e muita boa disposição para usufruir deste dia.
Aproveita e participa! 

Obs.: Para os alunos interessados (inscritos no desporto escolar) mas que não receberam a autorização contactem o prof. Paulo Carvalheiro (e-mail, facebook ou nos comentários do blog).


por Paulo Carvalheiro