Links

8.12.11

Passeio de Natal (final do 1º período escolar) na Tôr, Algarve

Passeio de BTT de Natal / Final do 1º período, deste ano, vai realizar-se em pleno coração algarvio. Mais concretamente, na fronteira entre o barrocal e a serra do Caldeirão. A partida vai ser na aldeia da Tôr, mesmo ao lado da ponte velha. A data da sua construção não reúne consenso entre os historiados. Pois, uns referem-na como originária do período de ocupação romana, bem como outros originária do período de ocupação islâmica.
Apesar deste ambiente de discódia, a beleza da ponte e da paisagem envolvente criam um ambiente pitoresco, de grande riqueza.
Em termos estruturais a Ponte de Tôr é formada por cinco arcos, o último reconstruído no período medieval, acrescentando-se ao monumento um brasão português. O tabuleiro tem no centro 3,47 metros de largura, estando assente sobre muros de suporte característicos das pontes romanas, embora estes contem com uma dimensão maior que a generalidade, provavelmente devido ao facto de esta zona estar frequentemente sujeita a grandes cheias.


Rota de bicicleta 1352314 - powered by Bikemap 
O percurso segue depois para a montante da ribeira d' Algibre. Uma zona muito bonita, com um micro clima muito particular. Ao chegarmos à fonte Filipe cruzamos o leito da ribeira e passamos a percorrer o outro lado da margem, mas em sentido contrário. Nesta fonte reza a história popular que ao meio dia exacto ouviam-se cantares, mas sem se encontrar ninguém. Parece que existia um bela rapariga que bordava por debaixo de uma figueira e os cantares continuam-se a ouvir...
Daqui entramos num tipo de trilhos mais serrenho, ou seja à base de xisto, num constante sobe e desce, que vão proporcionando bons momentos de "pedalanço".
Pouco depois, chegamos à aldeia de Querença, uma das mais belas do concelho de Loulé. Bem no centro destaca-se a Igreja Matriz com o seu portal e entrada lateral ao bom estilo Manuelino.
A saída da aldeia faz-se por uma antiga e técnica descida, o antigo caminho medieval. Seguindo depois na direcção da fonte Benémola. A Fonte da Benémola é uma área protegida de conservação da natureza que alberga ecossistemas de grande interesse, tanto do ponto de vista geológico e paisagístico, como em termos da fauna e flora ali existente.
Após passar pela casa do artesão de cestos de cana, o caminho começa a subir até à Mesquita, que fica a norte do nosso ponto de partida. Seguindo-se uma longa descida pelas ruas da aldeia até à ponte antiga.

PROGRAMA:
  • Concentração na escola às 08:45;
  • Partida da escola às 09:00;
  • Partida para o passeio (na Tôr) às 10:00;
  • Final do passeio às 13:00.