Links

9.11.08

VII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”

Na semana passada, alguém ligou para o meu telemóvel, fazendo muitas perguntas sobre o nosso projecto "Tribo das Veredas". Entre as muitas histórias que contei, destaquei a "Viagem dos 3 Faróis", também conhecida por "Viagem dos 3 Dias". O senhor que estava do outro lado da linha telefónica gostou do que ouviu. Nessa sequência faz-me um convite para participar no VII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”. Eu reagi com espanto, sem saber muito bem o que dizer. Em 1.º lugar perguntei com quem estava a falar. Para meu espanto, o senhor era o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) e o congresso iria decorrer nos dias 1 e 2 de Novembro, na Escola Básica 2/3 D. Dinis , em Quarteira, ou seja, mesmo aqui ao lado. A minha resposta não podia ser outra, só podia ser "sim". Como é lógico, logo perguntei se podia convidar os alunos. A que me respondeu: "Boa ideia!"
Depois de ter falado com alguns alunos na escola, ainda enviei um SMS de convite. A adesão não foi grande. Talvez por ser Domingo, logo pela manhã. Mas, mesmo assim compareceram no evento a Rafaela e o Carlos da nossa escola, e o Gil e o Rúben, que estão agora na Escola Secundária de Loulé.
No congresso estavam especialistas em mobilidade ciclável de Portugal e Espanha, que mostraram interesse e curiosidade nas nossas actividades. Gostaram muito da viagem que fizemos no início do Verão. Por outro lado também quiseram saber das possibilidades para criar percursos seguros, só para bicicletas, em que os alunos poderiam circular no sentido escola - casa e casa - escola.
Pela oportunidade proporcionada para divulgar as nossas actividades, penso que este evento foi mesmo um marco muito positivo e histórico na nossa existência.
Obrigado a todos.

3 comentários:

Ti Gil disse...

Bem eu como sou uma pessoa sincera vou ja dizer que para mim este congresso foi uma "treta".

Claro á excepção da parte em que o Ti Paulo apresentou os nossos projectos pois isso todos gostam ne?

Só sei é que no final deste congresso depois de houvir sempre a mesma coisa já nao podia ouvir falar nem em "ciclovias" nem em "bicicletas na cidade".

E penso que nao fui o unico pois ambos os que foram lá gostam é de BTT e nao de andar de bicicleta na cidade.

Cumprimentos Ti Gil.

xeltox disse...

Parabéns "Tribo das Veredas" e "Ti Paulo" por terem ido mostrar o vosso trabalho o que mostra que "água mole em pedra dura,tanto bate que a fura".O é que certo é cada vez mais se anda de bicicleta
Um abraço a todos
xiclista

Unknown disse...

Amigo Apolinário, sejas bem aparecido. Obrigado em nome da "Tribo" pelas tuas palavras.
Um abraço