Como já sabem no próximo Domingo, dia 19, vamos levar a cabo o nosso 1º Grande Passeio deste ano lectivo. O destino também já é do conhecimento de todos, pois bem é Alte. O percurso não será tão longo como alguns anteriores, ficando-se nos 32km.
A zona é muito bonita. Mas, o mais importante é que nesse Domingo o Sol vai brilhar com toda a sua força.
E que o nosso grupo está a ficar enooooooooooormmmmeeeeeeeee... Já passou os 30 participantes, entre alunos, pais, familiares, antigos alunos e amigos.
O evento decorrerá na zona de Alte. Com partida desta localidade, em direcção a Santa Margarida, temos a 1ª subida, cerca de 1km e boa paisagem. Nesta localidade os mais novos passam a integrar a nossa caravana. A partir daí o grupo segue pela Estrada das Eiras, sempre pelo alto do cerro, acompanhados de uma bela panorâmica. Depois de uma bem longa e vertiginosa descida, saímos do asfalto e entramos nos caminhos cheios de xisto.
A meio do percurso surge a subida mais "chatinha". São cerca de 200m cheios de regos e pedra solta, com uma inclinação respeitável... Um bom convite para fazer a pé.
Na localidade da Macheira ficam os mais novos do grupo, evitando assim uma longa subida de volta a Santa Margarida. Para os mais corajosos e depois desta subida, regressamos a Alte por estradas municipais de bom piso, estreitas e com pouco trânsito. Esta última parte serpentea por uma encosta dos montes a norte da aldeia até chegarmos bem perto da Rocha dos Soidos. A partir daí é sempre a descer, entrando em Alte pelas ruas bem estreitas e antigas, de calçada cheia de história.
O almoço será no restaurante "Cantinho d' Alte". Um espaço pequeno mas muito acolhedor e de certeza bem mais confortável do que o nosso "pic-nic" no passeio do ano passado.
Os dias estão chuvosos, os trilhos cheios de lama e vento frio. Não são os melhores convites para agarrar na bike. Deste modo, fazemos alguns up-grades no nosso blog. Na coluna da direita foram colocadas algumas novidades.
A primeira tem de título "O NOSSO BICI-PROGRAMA", onde são apresentados os eventos em que irão participar o pessoal da Tribo das Veredas, durante este ano lectivo.
A segunda tem a ver com a actualização dos "SITES DAS LENDAS". O espectacular Danny McAskill já tem um site, que está muito bom e cheio de coisas interessantes para serem exploradas. Vale a pena clicar!
Falando de sites, foram também actualizados os links das MARCAS. Apesar de ainda faltarem algumas, a lista já está longa. Recomenda-se a todos aqueles que gostam de ver as últimas novidades das marcas de bicicletas.
Por último, fica um pequeno inquérito com um tema bem adequado com as condições climatéricas actuais. Participem.
Amanhã, dia 1 de Dezembro de 2010, estava previsto realizar-se um passeio de BTT pelos trilhos da Rª de Algibre. Este foi anulado, devido à muita chuva que tem caído.
Tendo em conta que parte do grupo não vai andar, eu resolvi manter uma volta de BTT. Assim, o evento passa a ser "Passeio de BTT do Ti Paulo & Amigos". O trajecto terá cerca de 25km, passando por zonas como os Malhadais, o Malhão, o Castelo de Paderne, a aldeia de Paderne, entre outros. Teremos algumas subidas, umas boas descidas, mas não vamos molhar os pés na ribeira ;)
Os balneários, que estavam no programa anterior, já não estão neste. Na minha opinião, penso que também não eram necessários.
Ponto de encontro permanece no portão da nossa escola. A hora passa a ser às 10h 00m.
As previsões do tempo para amanhã não são as melhores. Quase todos os sites que eu conheço anunciam uma manhã chuvosa para amanhã! Mas porquê????
Bom, se amanhã de manhã, pelas 9h 30m estiver a chover não haverá a 1ª parte do treino. Mas, se por acaso o tempo estiver melhor (sem chuva) pelas 11h 00m, o grupo dos alunos do 3º ciclo pode aparecer. Pois, aí eu vou andar. Mas, para isso acontecer temos de pedir ao amigo S. Pedro que nos dê amanhã uma manhã sem chuva, para podermos pedalar...
Numa manhã bem fresquinha foram muitos os valentes que aceitaram o desafio de participar no passeio de BTT organizado pela Associação de Pais de Escola do 1º ciclo de Vale Judeu. Pouco passava das 8h e o pessoal já estava bem emplogado. Às 8h 30m partimos em direcção a Vale Judeu. Numa 1ª fase rolamos por estradões, que ainda tinham as "marcas" da chuvada de ontem. Os primeiros "single-tracks" estavam no ponto e os jovens reagiam com um valente sorriso de orelha a orelha. Ainda antes de chegarmos a Vale Judeu tivemos que vencer uma pequena "rampinha" para chegarmos "on time" para nos inscrevermos no passeio.
A escola fervilha de gente e bicicletas num autêntico dia de festa. Após a fase de inscrição, houve um breve "briefing" da parte do prof. Joaquim Viegas alertando para vários aspectos relacionados com os percursos. De seguida foi dada a partida.
O percurso revelou-se uma muito boa surpresa. Entre zonas mais rolantes e planas surgiam secções com uns "deliciosos" single-tracks. Mesmo as subidas tinham sempre uma excelente paisagem de companhia.
À chegada tínhamos a possibilidade de escolher vários pequenos pratos. Desde da simples bifana até aos milhos, bem acompanhados de bebidas...Um evento muito "fixe" em todos gostaram.
O site Jamendo tem imensas músicas, desde do punk ao lounge, passando pelos góticos, ou seja tem géneros suficientes para agradar a "gregos" e a "troianos". Mas, o melhor deste "armazém de música" tem a ver com a possibilidade de ouvir, partilhar ou mesmo fazer download dos ficheiros com a respectiva autorização dos artistas. Para respeitar os artistas devemos sempre identificar as músicas, seja na partilha de ficheiros c/ amigos, no streaming ou então na aplicação de widgets nos sites / blogs.
Como amanhã não vai haver BTT e vai chover, aqui fica a sugestão de explorar o nosso blog ouvindo uma boa música.
Este Domingo, dia 21 de Novembro, realiza-se um passeio de btt em Vale Judeu. Este evento é organizado pela Associação de Pais da Escola. O passeio é grátis e tem 3 possibilidades de percurso (6, 20 ou 40 km). No final haverá a oportunidade de comer alguma coisa nas "tasquinhas" com coisas boas.
Por isso quero alertar que no próximo Sábado não haverá o nosso tradicional treino. Em contrapartida vamos participar no "Passeio de BTT de Vale Judeu".
Assim, no Domingo, dia 21 de Novembro, pelas 8h 15m, concentração do nosso grupo de btt no portão da escola. Pelas 8h 30m partida em direcção a Vale Judeu por caminhos de terra. Às 9h já estaremos na escola de Vale Judeu para inscrição e participação no evento. Aos pais / encarregados de educação dos alunos mais novos agradecia que participassem e / ou fossem buscar os vossos filhos a Vale Judeu, pelas 13h 00m.
O tempo vai estar bem solarengo e com muita gente a andar de bicicleta, decerto que irá ser um Domingo muito bom. PARTICIPEM!
A manhã deste sábado esteve simplesmente espectacular, com um belo céu azul acompanhado de um Sol brilhante e quente. É daqueles dias que devemos andar de bicicleta. Por isso mesmo, este sábado foi tão bom. Além destes factores, também contribuíram para isso os alunos da nossa escola, formando um grupo enorme e longo pelos trilhos a fora.
Este grande e muito bem disposto grupo pedalou por trilhos, veredas e caminhos raramente utilizados. As paisagens foram sempre dignas desse nome.
A bicicleta é de facto um elemento fascinante. Além de contribuir para uma actividade física, também consegue "agregar" num só grupo jovens e ... menos jovens. Desde do aluno com 9 aninhos até ao pai com ...(bom! não vou dizer, pois não?)
Pois é...saber, descobrir o tempo para amanhã está mesmo complicado. A TV anuncia tempestade e chuvas "maradas". A net não fica atrás. Que chatice! Bem, o site do Instituto de Meteorologia até apresenta alerta amarelo!
Felizmente (para nós) este alerta não refere nenhuma tempestade. Mas sim, vento muito forte, com rajadas que poderão atingir os 80km/h (??). Bem como, o mar bastante agitado, com ondas de 4 a 5 metros.
Por outro lado, a 1ª página de previsão para amanhã refere-se a vento moderado e a períodos de chuva fraca...
Assim não dá mesmo para descobrir, não é verdade? Meus amigos, amanhã de manhã vão espreitar a rua. Se estiver a chover, não fazemos BTT. Se não estiver a chover, andamos com as nossas bicicletas. Está bem???
No 1º dia de pedaladas deste ano lectivo foram registados em vídeo alguns momentos da nossa tribo. A edição desses pequenos filmes, juntamente com a música da banda Heifervescent, mais concretamente "They've got tanks and everything", através do fantástico portal de músicas Jamendo, resultou num pequeno video clip de 2 minutos e meio. Espero que gostem, pois mostra o bom ambiente que se vive nas nossas aventuras e serve de motivação para o pessoal gostar ainda mais desta modalidade.
No dia 30 de Julho, 6 amigos dos Algarves rumaram de armas e bagagens para a zona de S. Pedro do Sul.
A ideia que nos levou a fazer este percurso surgiu-me devido a dois factores. O primeiro foi o de conhecer os trilhos do “Geo Raid“, neste caso o de S. Pedro do Sul. O outro factor teve a ver com o meu o encanto que esta zona desperta em qualquer um. Nós ficamos completamente rendidos.
Durante dois pedalamos por lindos bosques, subimos até ao alto das montanhas e contemplamos extraordinárias paisagens. Dormimos num parque de campismo fantástico, a cerca de 930 m de altitude, inserido num belo bosque.
Descemos até aos confins da serra e mesmo assim fomos recebidos de braços abertos pelos Escutas da aldeia de Drave.
Domingo, dia 20 de Junho. O relógio marcava quase 7 horas da manhã. Apesar da hora, o Sol já tinha começado o seu percurso diário. A estrada praticamente não tinha tráfego. Quando cheguei ao ponto de encontro fiquei atrapalhado. Encontrei um parque vazio, sem carros, nem pessoas. Várias dúvidas vieram à minha mente. Será que o relógio estaria errado? Será que vi bem as horas? Até imaginei que todos estivessem escondidos para uma pequena partida. Que desperdício de energia com tais dúvidas, pois logo a seguir começaram todos a chegar. E quando digo "todos" refiro-me a muita gente, alunos (dos mais novos aos mais velhos), pais e familiares, antigos alunos, amigos,.. Muita gente, muito bem disposta, ansiando por um dia diferente, espectacular e positivo. A partida do parque da escola foi impressionante. Com tantos participantes a coluna feita pelos carros era bem longa. Cerca de uma hora depois estávamos na Portela do Lobo. Chegados ao ponto de partida do nosso passeio o corropio era enorme. Uns tiravam bicicletas de suportes ou carrinhas, outros vestiam-se a rigor e outros preparavam as bebidas e alimentos. Com o pessoal todo pronto, só restava dar a partida.
Os primeiros metros foram feitos num ritmo empolgante, não havia ninguém que não quisesse ir na frente. Bom, penso que a descida também terá contribuído para esse ritmo inicial. O piso era bem bom, um estradão largo com algum pó, mas com descidas suaves, nada técnicas, convidando a um ritmo mais forte.
Apesar de estarmos no Alentejo, esta zona de planície não tem nada. Dando resposta ao ditado popular -"Tudo o que sobe, cai"- no nosso caso seria "Tudo o que desce, sobe a seguir", e assim foi com a chegada da primeira subida. Todo o grupo abrandou bastante, dividindo-se em dois com andamentos diferentes. Os primeiros que chegavam aos topos das subidas esperavam sempre em agradável convívio, mantendo-se deste modo o grupo mais junto possível.
Reagrupamento no final de uma subida
Dois ex alunos da nossa escola
A boa disposição do grupo
Panorâmica da zona, com uma das subidas
Fotografia de grupo num antigo moinho
A partir do quilómetro 7 surgiu uma longa descida, com cerca de 3 km. Foi o delírio. Os mais corajosos literalmente "voaram" de curva em curva. Os mais brincalhões saltavam e travavam ao puro estilo de rallye. Enquanto outros simplesmente deliciavam-se com as paisagens, rolando calmamente. No final tínhamos uma bela surpresa. Uma surpresa bem molhada com a travessia do rio Mira.
O rio Mira
Diogo abrindo caminho pelas águas alentejanas
O Miguel a analisar a temperatura da água
O Bernardo a chegar a bom porto na sua máquina
O pai Luís tentando não molhar os pés
O Diogo lutando contra as águas do rio Mira
Ao quilómetro 19 deu-se a divisão do percurso. Os mais novos seguiram em frente, finalizando o percurso um pouco mais à frente. Os restantes viraram à direita, na direcção dumas antenas que ficavam bem no alto de uma montanha. Muito já tinha sido falado e especulado sobre essa infame subida. As expectativas estavam em alta, uns desejando-a e outros receando-a. Quando ela chegou todos atacaram como puderam, criando uma longa fila pelo trilho acima.
Início da subida às antenas
A longa fila de corajosos atacando a subida
Vista de cima
No alto do monte (com as antenas mesmo ali ao lado)
Outra vista do monte das antenas
A descida das antenas foi um momento impressionante. Poucos eram aqueles que estavam à espera de tamanha surpresa. A saída das antenas deu-se com ordem de muito cuidado devido ao terreno. Nas duas primeiras curvas poucos travaram, atingindo alguma velocidade. Mas, quando viraram à direita, o trilho (que já era a descer) inclinou-se de tal forma, que mais parecia uma parede. Foi a loucura. Uns gritaram de emoção e felicidade por não terem caído, outros gritavam completamente "alucinados" pela adrenalina. As descidas começaram a surgir como do nada. Ainda nós não estávamos recompostos da tal "parede", quando surge mais uma descida fantástica, levando-nos até um pequeno curso de água já seco. O single track que se seguiu foi uma delícia até chegarmos ao início de um imponente corta fogo. Apesar das indicações ninguém acreditava (ou queriam seguir) por tal percurso. Nestas alturas, só existe uma alternativa, que é agarrar na máquina e levá-la ao colo até ao final da subida.
Como o calor já começava a mostrar as suas garras (temperaturas na ordem dos 35º), decidimos cortar um pouco e regressar ao ponto de partida. Aí as surpresas continuaram. Em primeiro lugar pelo fantástico banho na rua com mangueira. Com uma temperatura de água no ponto, o banho mais pareceu uma sessão termal.
Com o corpinho lavado e revitalizado, chegou a vez da paparoca onde se destacou uma deliciosa "galinha de cabidela". Este momento foi muito bom, com todos bem animados, num muito saudável convívio desde dos mais novos (10 anos) até aos mais velhos (não me deixaram escrever a idade...)
O almoço I
O almoço II
O almoço III
Como conclusão quero agradecer a todos, pois foram "peças" fundamentais para que fosse possível realizar este evento. Por outro lado quero destacar o saudável convívio deste grupo de pessoas de todas as idades, enriquecendo um pouco mais cada nós. Por fim resta-me desejar umas belas férias e já sabem com a chegada de Setembro começamos mais umas boas aventuras com as nossas bikes.
Desta vez o nosso evento de final de ano lectivo não será uma viagem de bicicleta de vários dias. Mas, de certeza que vai ser um dia muito bom de BTT e puro convívio entre jovens e menos jovens. O percurso percorrerá a zona da Portela do Barranco, uma localidade perto de Santana da Serra. O percurso tem tudo para agradar a "gregos e troianos". A primeira parte (cerca de 20km) será mais rolante, com poucas subidas ou/e descidas íngremes, sempre por estradões com bom piso (muito pó). No final desta secção estaremos de regresso à Portela do Lobo.
Aí será feita a divisão do percurso em duas variantes. Uma mais curta (5km) e mais acessível, para os ciclistas mais "novinhos" até ao local do "pic-nic". A outra variante terá cerca de 10km bem mais "puxadinhos". Começa com uma "simpática" subida a umas antenas e a respectiva descida, do tipo parede. A partir daí a diversão está garantida, com um autêntico carrossel.
Com a chegada à Igreja do Castro da Cola será a fase mais gastronómica, num excelente ambiente de convívio.
Uma das zonas mais bonitas da nossa freguesia é de facto vale da Ribeira de Quarteira (ou então Ribêra d'Algibre). Este é um local cheio de vida, com uma vegetação bem densa e verde. Devido a um Inverno mais chuvoso a ribeira continua cheia de água. Este pormenor só vem completar ainda mais este belo quadro "impressionista", agora com o relaxante som da água a correr...
A acompanhar todo este longo vale temos o "single track" mais espantoso da nossa região. Esse trilho é uma delícia para as nossas sensações. Para refrescar os ânimos é sempre parar em pequenas praias como esta. 5*
No Sábado, 24 de Abril, fomos ver como estaria a Ribeira de Quarteira depois de dias e dias de chuva. O resultado foi brutal. As fotos mostram bem o caudal e força.
Chegada à ribeira Travessia dos "bikers"adultos com as máquinas ao colo Depois ajudamos a passar as "bikes" dos mais novinhos De seguida foi a vez dos "bikers" novatos Descanço e relaxe depois da travessia Secagem de roupa No single track mais bonito da nossa zona A caminho da escola Mudança de planos - Subida dos Malhadais A meio da subida para recuperar