Links

8.12.11

Passeio de Natal (final do 1º período escolar) na Tôr, Algarve

Passeio de BTT de Natal / Final do 1º período, deste ano, vai realizar-se em pleno coração algarvio. Mais concretamente, na fronteira entre o barrocal e a serra do Caldeirão. A partida vai ser na aldeia da Tôr, mesmo ao lado da ponte velha. A data da sua construção não reúne consenso entre os historiados. Pois, uns referem-na como originária do período de ocupação romana, bem como outros originária do período de ocupação islâmica.
Apesar deste ambiente de discódia, a beleza da ponte e da paisagem envolvente criam um ambiente pitoresco, de grande riqueza.
Em termos estruturais a Ponte de Tôr é formada por cinco arcos, o último reconstruído no período medieval, acrescentando-se ao monumento um brasão português. O tabuleiro tem no centro 3,47 metros de largura, estando assente sobre muros de suporte característicos das pontes romanas, embora estes contem com uma dimensão maior que a generalidade, provavelmente devido ao facto de esta zona estar frequentemente sujeita a grandes cheias.


Rota de bicicleta 1352314 - powered by Bikemap 
O percurso segue depois para a montante da ribeira d' Algibre. Uma zona muito bonita, com um micro clima muito particular. Ao chegarmos à fonte Filipe cruzamos o leito da ribeira e passamos a percorrer o outro lado da margem, mas em sentido contrário. Nesta fonte reza a história popular que ao meio dia exacto ouviam-se cantares, mas sem se encontrar ninguém. Parece que existia um bela rapariga que bordava por debaixo de uma figueira e os cantares continuam-se a ouvir...
Daqui entramos num tipo de trilhos mais serrenho, ou seja à base de xisto, num constante sobe e desce, que vão proporcionando bons momentos de "pedalanço".
Pouco depois, chegamos à aldeia de Querença, uma das mais belas do concelho de Loulé. Bem no centro destaca-se a Igreja Matriz com o seu portal e entrada lateral ao bom estilo Manuelino.
A saída da aldeia faz-se por uma antiga e técnica descida, o antigo caminho medieval. Seguindo depois na direcção da fonte Benémola. A Fonte da Benémola é uma área protegida de conservação da natureza que alberga ecossistemas de grande interesse, tanto do ponto de vista geológico e paisagístico, como em termos da fauna e flora ali existente.
Após passar pela casa do artesão de cestos de cana, o caminho começa a subir até à Mesquita, que fica a norte do nosso ponto de partida. Seguindo-se uma longa descida pelas ruas da aldeia até à ponte antiga.

PROGRAMA:
  • Concentração na escola às 08:45;
  • Partida da escola às 09:00;
  • Partida para o passeio (na Tôr) às 10:00;
  • Final do passeio às 13:00.

23.10.11

10º PASSEIO de BICICLETA à PRAIA dos TOMATES

No passado dia 30 de Setembro o departamento de Expressões, do Agrupamento de Escolas de Boliqueime, levou mais uma vez a cabo o Passeio de Bicicleta à Praia dos Tomates. Apesar deste não ser um evento que tem uma periodicidade regular, foi a 10ª edição e a participação por parte dos alunos voltou a ser um sucesso.
163 foi o número de alunos a pedalar, juntamente com vários professores e encarregados de educação. De facto, o pelotão desta edição foi bem longo, ocupando mais de 200m dos caminho e estradas por onde passava.
Com um nº tão grande de aluno,s as travessias de estradas tornam-se muito perigosas (por ex.: E.N. 125). A travessia destas em segurança, só foi possível graças ao empenho dos agentes da GNR, que acompanharam a caravana desde do início até ao fim.
Este evento contou ainda com outros apoios indispensáveis para o seu sucesso. Neste âmbito, deve-se destacar a Junta de Freguesia de Boliqueime que disponibilizou uma carrinha e respectivo condutor como carro de apoio. Uma ajuda importante, pois assim foi possível levar as mochilas dos alunos para praia. Por outro lado, também é legítimo destacar o Sr. Nelson Canhoto, encarregado de educação, que se ofereceu para acompanhar a caravana de ciclistas com um jipe. Esta ajuda foi importantíssima para alguns alunos que tiveram problemas mecânicos.
A um nível mais oficial, tanto a Câmara Municipal de Loulé, como a Capitania de Albufeira tiveram o seu contributo ao autorizarem este passeio.
O percurso deste ano foi muito similar ao anterior, excepto algumas pequenas partes. Como de costume, depois da chamada dos participantes e de um breve briefing, deu-se início desta pequena viagem. Depois da saída da escola, entrou-se num estradão que nos levou até à Benfarras. Aí tivemos a 1ª dificuldade do dia, a travessia da E.N. 125. Mas, tudo correu de forma impecável e pouco depois estávamos a pedalar pelos caminhos arenosos da mata do Morgado.
Com a entrada do pelotão no Parque Ambiental de Vilamoura, já advinhava o próximo desafio, a travessia da ribeira de Quarteira. Este foi um momento bem emocionante. Uns tentaram a passagem a pedalar, outros optaram pelas pedras. Mas, o mais impressionante foi assistir aos alunos mais velhos a ajudar os mais novinhos. Houve pessoal que chegou a transportar mais de 8 bicicletas, simplesmente espectacular. Graças a essa ajuda podemos seguir a nossa jornada em direcção da praia.
A chegada ao parque de estacionamento da praia dos Tomates foi  e será um momento muito especial. É o final desta 1ª parte e a chegada da praia.
Na praia voltamos a ter mais um pequeno "briefing", em que apresentamos as algumas regras para que corresse de forma harmoniosa e positiva. Depois foi dada a ordem que podiam ir à água. Mais pareceu uma avalanche de miúdos... Imaginem 163 crianças a correr para o mar. Apesar de serem muitos, o que nos obrigou a estar sempre muito alertas, tudo correu muito bem. Além das brincadeiras na água, houve também jogos na areia, conversas, etc....
Como o relógio não para, assim chegou a  hora de voltar às bicicletas e preparar o regresso à escola.
 Esta parte do percurso foi bem mais curta, mas mesmo assim os mais jovens ressentiram-se fisicamente, e o andamento foi mais lento. Por outro lado, esta parte também não teve "aqueles" momentos especiais da primeira. O trajecto foi quase todo por estradinhas municipais, sem trânsito.
A chegada à escola foi um momento lindo. De regresso estavam os 163 alunos, um pelotão enorme, que encheu rapidamente o pátio da escola. À espera já estavam os respectivos encarregados de educação. Todos tinham um lindo sorriso na cara e muitas histórias para contar...

Aqui fica um pequeno vídeo do nosso passeio:


O André Bárbara, antigo alunos da nossa escola fez uma autêntica foto reportagem do evento. As fotos do André estão aqui, clica sobre a foto.
10º passeio de bicicleta à praia dos tomates

27.9.11

10º Passeio de Bicicleta à Praia dos Tomates




Na próxima sexta feira, dia 30 de Setembro de 2011, o Departamento de Expressões da nossa escola vai levar a cabo a 10º edição do famoso e popular Passeio de Bicicleta à Praia do Tomates.
O entusiasmo já se sente na escola. Nos intervalos é vulgar escutar os miúdos a falarem deste evento.
Nos anteriores passeios passamos facilmente o nº 100 em participantes. Desta vez, parece que vai ser ainda maior.
Este evento é organizado para os alunos, com um mínimo de 10 anos,  da nossa escola. Sendo a estrutura de apoio os professores de Educação Física e o prof. Paulo Carvalheiro, responsável pelo grupo de BTT da escola. Este aspecto não impede a participação dos Encarregados de Educação. Aliás, gostaríamos muito de vos convidar a participar. Pois, toda a ajuda será sempre pouca.
Os alunos para participarem deverão entregar a respectiva autorização até 5ª feira, o mais tardar. Devem ter a bicicleta em boas condições, desde dos travões até ao estado dos pneus. Se assim não for não poderão participar! Como se trata de um passeio até à praia deverão levar também roupa adequada, calções de banho, bikinis, toalhas, bonés, etc. Em relação aos chinelos, vulgarmente conhecidos por "havaianas", não devem ser utilizadas durante a viagem de bicicleta.
Cada aluno deve trazer o seu almoço, bem como a água, numa mochila. As mochilas de todos os participantes serão levadas numa carrinha até à praia. Para facilitar a entrega das mesmas devem estar identificadas de forma bem visível.
Para mais informações utilizar o link dos comentários s.f.f.

10.9.11

Algarve, um destino de BTT em Portugal

    Em Setembro de 2011 nasceu um dos projectos mais interessantes do panorama velocipédico nacional, a revista B - Cultura da Bicicleta. O autor da ideia, mentor ideológico e director é o Pedro Carvalho, que já tinha marcado história com o lançamento da primeira revista de bicicletas de montanha portuguesa, em 1995.
    Nesse número um tive a honra de ter sido convidado para contribuir com um artigo que se completava com outros da autoria de Samuel Costa, Nuno Martins, Tiago Semedo e o próprio Pedro Carvalho. Deste modo, foi criado um grande artigo, de título Destinos de Sonho, nas catorze páginas aparecem sugestões nacionais para pedalar com as nossas máquinas, composto por lindas fotografias tiradas pelo Manuel Portugal e os respectivos textos.
    Clica sobre a seguinte imagem para ver o meu. 
Os melhores destinos de BTT em Portugal

23.6.11

3º Grande Passeio B.T.T. na Serra&Praia (Carrapateira, Aljezur)

Já estão aqui as primeiras fotos do nosso "ganda" passeio de BTT pela costa vicentina.

21.6.11

3º Grande Passeio B.T.T. na Serra&Praia (Carrapateira, Aljezur)

O evento decorrerá na zona da Carrapateira, Aljezur, em pleno Parque Natural da Costa Vicentina. A partida para este fabuloso passeio de BTT será  na praia do Amado, com passagem obrigatória pelas falésias da costa Vicentina. 
De Boliqueime à Carrapateira
Esta zona tem paisagens de uma beleza muito especial, quase ainda em estado selvagem. Em contraste, também passaremos pelas estreitas ruas da aldeia da Carrapateira, fazendo lembrar os tempos de outrora. Outra característica desta zona é que a serra chega praticamente à costa. Assim sendo, teremos que pedalar por caminhos de xisto, uns bem rolantes, outros nem por isso, bem cheios de pedra solta e muito pó, típico desta altura do ano. Os caminhos passarão no meio de estevas, eucaliptos e pinheiros. A passagem pela aldeia da Bordeira, marcará o passeio, seja pela sua beleza típica e traços urbanísticos tradicionais desta região, bem como ponto de abastecimento de água, nas fontes ou nos cafés. E tendo em conta as temperaturas desta época a água nunca vai ser demais...
Carrapateira & praia do Amado
Os mais novos aventureiros realizarão uma 1ª parte, com cerca de 10km (azul), em que as belas paisagens estarão sempre presentes. Mas, também passarão pela Carrapateira, onde subirão ao ponto mais alto para se deslumbrarem com as vistas e a respectiva descida. O regresso à praia do Amado marca o final do passeio de nível I.

Percursos I & II

No mesmo ponto de partida, os + “velhos” iniciarão a 2ª parte do percurso (vermelho). Esta decorrerá numa zona mais interior, num ambiente mais próximo da serra algarvia. As curtas subidas e descidas vão ser uma constante. Já para o final terão o privilégio de "fluir" por uma longa descida até à praia (cerca de 3km), em que uma bela vista para o Atlântico nos acompanhará até ao final. Trata-se de uma zona com características interessantes para a prática do B.T.T.. Os trilhos deste percurso são de dificuldade média.
A praia do Amado tem sido um marco importante para o surf. Provavelmente, (se as ondas o deixarem) teremos espectáculo! Para o resto da tarde será passada na praia, entre mergulhos, raquetes, bolas e umas carreirinhas nas ondas, etc.. Assim, a todos que queiram participar é só trazer a chapéu de sol, geleira, protector solar, alguma comida e muita boa disposição para usufruir deste dia.
Aproveita e participa! 

Obs.: Para os alunos interessados (inscritos no desporto escolar) mas que não receberam a autorização contactem o prof. Paulo Carvalheiro (e-mail, facebook ou nos comentários do blog).


por Paulo Carvalheiro

4.4.11

2º Encontro de BTT / Desporto Escolar - Boliqueime

No dia 23 Março realizou-se o 2º Encontro de Escolas do Algarve com BTT, inserido no Desporto Escolar. Este evento decorreu em Boliqueime, mais precisamente na Escola B. I. Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, onde participaram 5 escolas, com cerca de 70 alunos.
Este evento proporcionou aos alunos um dia bem especial. Tendo como tema "Workshop de condução e domínio da bicicleta", estes tiveram a possibilidade de rolar por vários tipos de piso e obstáculos. Com o apoio de vários professores e alguns encarregados de educação, foi possível fazer evoluir e até corrigir as formas de curvar, atacar subidas, ultrapassar obstáculos, bem como a própria posição do corpo sobre a bicicleta.
Este encontro desenrolou-se um duas partes bem distintas. 
A 1ª consistiu em quatro estações, duas dentro da escola e outras duas num local perto da escola, mas num contexto mais natural, cheio de moitas, veredas e pedras "caliças", um panorama bem típico do barrocal algarvio.
Na escola os alunos puderam testar as suas capacidades de curvar rápido, numa gincana dupla. Que proporcionou momentos cheios emoção e muita "pica"...
A outra zona consistiu num curto percurso cheio de curvas, raízes, lombas, degraus. Todos com um nível de dificuldade médio/baixo, excepto o obstáculo "banco amarelo". Devido à sua forma tornou-se no "tal" desafio desta parte.
As duas estações exteriores já apresentaram aos alunos obstáculos mais naturais e com outro nível de dificuldade. No fundo foram dois single-tracks na forma de oito, onde predominavam várias situações com pedra (degraus naturais, pequenos "drops", pedra solta,...), bem como uma rampa com alguma inclinação e a respectiva descida. 
Se os alunos já tinham expressões de felicidade da parte dentro da escola, aqui então os sorrisos aumentaram bem de intensidade.
Pelas 11h todos voltaram à escola. Era tempo de retemperar as forças e nada melhor que um belo lanche oferecido pela  escola anfitriã. Enquanto comiam, os temas das conversas centravam-se todos nas experiências que tinham passado até aí, num excelente convívio inter-escolas.
Após o lanche, todo o grupo dirigiu-se para a 2º parte deste evento. Com a ajuda da GNR - Escola Segura, seguimos em pelotão por estrada até ao sítio do Ribeiro. Bem escondido por trás de um belo pinhal estava um local muito especial. Nós chamamos-lhe de "Quintal". Trata-se de um local muito mágico. Aqui os alunos encontraram um "mundo" de trilhos bem espantosos. Grande parte destes trilhos foram criados pelo Rosa, pai do Tiago, com a ajuda de outros pais. Mais parecia um percurso de XCO (cross country olímpico), com três níveis de dificuldade, mas em tamanho S, bem compactado. Se até aqui os miúdos já sorriam de felicidade, agora então, é como se tivessem encontrado o paraíso. Foi, de facto, o ponto alto deste evento, decerto que ninguém vai esquecer...
E para ajudar, o professor Nuno Serafim registou estes momentos e expressões, simplesmente fabulosos num conjunto de fotografias de grande qualidade. (vejam aqui
Já passava bem das 13h30m, e alguns alunos já se tinham rendido ao cansaço, quando este enorme pelotão regressou à escola, mais uma vez com ajuda simpática da GNR - Escola Segura. 
Já com os banhos tomados, seguiu-se o almoço, onde o tema de conversa foi, como não podia deixar de ser, os trilhos do "Quintal". E de certeza que não ficaram por aqui...

Para finalizar, um sincero obrigado a todos que proporcionaram este evento, principalmente a todos os jovens participantes. Pois, sem eles este dia não teria sentido!

22.3.11

Encontro de Escolas/Desporto Escolar - BTT

No próximo dia 23 Março vai realizar-se o 2º encontro de escolas do Algarve que têm BTT no âmbito do Desporto Escolar. Este evento será em Boliqueime, mais precisamente na Escola B.I. Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, onde participarão alunos desde dos 10 aos 18 anos de idade, representando cerca de 8 escolas algarvias, estimando-se um nº de 80 participantes.
Este evento proporcionará um "Workshop" de condução e domínio da bicicleta em diversos tipos de piso e obstáculos. Bem como um excelente momento de convívio entre adeptos e amantes desta modalidade. Deste modo, estará dividido em duas partes distintas. Uma 1ª, com 4 estações, duas dentro da escola (+ fáceis) e duas numa zona de mato, já com alguns obstáculos naturais menos fáceis. Após o lanche, todo o grupo irá para a 2ª parte. Esta vai decorrer num espaço muito belo que chamamos de "QUINTAL" (ver imagem). Neste local irão existir 3 níveis de dificuldade.

Croqui do Quintal
Depois de exploradas as zonas o grupo regressa à escola para um merecido banho e o respectivo almoço.

19.3.11

Encontro de Escolas/Desporto Escolar, na modalidade de BTT

Como combinado durante esta manhã aqui fica a autorização para o nosso grande Encontro de Escolas/Desporto Escolar, na modalidade de BTT. Agora é só imprimir, ler (com atenção), preencher, assinar (pelo Encarregado de Educação) e entregar (prof. Paulo Carvalheiro) na 2ª feira. Bora lá!!!!!

Encontro de Escolas_Desporto Escolar – Modalidade de BTT

10.3.11

O "nosso" Quintal

Imagens captadas c/ telemóvel pelo Sérgio Ângelo, tio do Miguel. A música é dos Feather Drug, chama-se Fin, é de 2008. A montagem, muito simples, foi feita por mim.
Este curto vídeo mostra um secção do "nosso" local de treinos, a que chamamos carinhosamente de "Quintal".

9.3.11

+ FOTOS DE UM SÁBADO

Este ano temos a felicidade de ser acompanhados por fotógrafos amigos. Desta vez, ficam as fotos tiradas pelo tio do Miguel, o Sérgio. Mostram um pouco do caminho até ao "QUINTAL", bem como do próprio... Trata-se de um espaço fabuloso, no meio de um pequeno pinhal, bem verde e cheio de aromas, e claro, bem fornecido de trilhos.


4.3.11

CHUVA, CHUVA E MAIS CHUVA...

O programa meteorológico deste fim-de-semana vai ser um pouco para o húmido. Pelo que dizem (sites, tv e afins...) irá chover durante toda esta temporada carnavalesca. Que chatice! Logo agora que podíamos dar umas voltas de bike.... Bom, há que ter paciência. E esperar por dias melhores (com sol e céu azul).

3.3.11

2 VÍDEOS PARA VER DURANTE O CARNAVAL...

Filmado na recente viagem a Malaga abordo da Mongoose Nugget. Had a lot fun putting this together, hope you enjoy..

A Hill in Spain from chris akrigg on Vimeo.

O URGE Cabo Verde em 13'

20.2.11

IMAGENS DE UM SÁBADO

Tudo indicava chuva para este Sábado passado. A TV afirmava que chovia, a rádio anunciava chuva, vários sites indicavam a mesma situação. Com tanta "gente" a "informar" a mesma coisa só podia era chover...
Na dita manhã, ainda bem cedo, fui espreitar as cores do céu. Uma mancha enorme de vários tons de cinzento pairava no ar. Pensei: "Raios, isto vai mesmo chover!"
Mas, não choveu! E a manhã foi um sonho, um deleite para quem partilhou a bicicleta e a natureza. Um Sábado ao melhor nível. E como prova disso o André Bárbara (antigo aluno da nossa escola) registou em belas fotografias. Aqui ficam as imagens...


O BTT é mesmo fixe!

4.1.11

Passeio BTT final do 1º período - Alte

Desde já quero desejar a todos um MUITO BOM ANO.
Além disso, quero informar que a primeira parte (+ de 100) das fotos do nosso passeio do final de período já estão on-line (para ver clica aqui ou então vai ao slide show do blog).
Brevemente estarão todas disponíveis durante um período determinado.
A reportagem também está quase...