Links

4.4.11

2º Encontro de BTT / Desporto Escolar - Boliqueime

No dia 23 Março realizou-se o 2º Encontro de Escolas do Algarve com BTT, inserido no Desporto Escolar. Este evento decorreu em Boliqueime, mais precisamente na Escola B. I. Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, onde participaram 5 escolas, com cerca de 70 alunos.
Este evento proporcionou aos alunos um dia bem especial. Tendo como tema "Workshop de condução e domínio da bicicleta", estes tiveram a possibilidade de rolar por vários tipos de piso e obstáculos. Com o apoio de vários professores e alguns encarregados de educação, foi possível fazer evoluir e até corrigir as formas de curvar, atacar subidas, ultrapassar obstáculos, bem como a própria posição do corpo sobre a bicicleta.
Este encontro desenrolou-se um duas partes bem distintas. 
A 1ª consistiu em quatro estações, duas dentro da escola e outras duas num local perto da escola, mas num contexto mais natural, cheio de moitas, veredas e pedras "caliças", um panorama bem típico do barrocal algarvio.
Na escola os alunos puderam testar as suas capacidades de curvar rápido, numa gincana dupla. Que proporcionou momentos cheios emoção e muita "pica"...
A outra zona consistiu num curto percurso cheio de curvas, raízes, lombas, degraus. Todos com um nível de dificuldade médio/baixo, excepto o obstáculo "banco amarelo". Devido à sua forma tornou-se no "tal" desafio desta parte.
As duas estações exteriores já apresentaram aos alunos obstáculos mais naturais e com outro nível de dificuldade. No fundo foram dois single-tracks na forma de oito, onde predominavam várias situações com pedra (degraus naturais, pequenos "drops", pedra solta,...), bem como uma rampa com alguma inclinação e a respectiva descida. 
Se os alunos já tinham expressões de felicidade da parte dentro da escola, aqui então os sorrisos aumentaram bem de intensidade.
Pelas 11h todos voltaram à escola. Era tempo de retemperar as forças e nada melhor que um belo lanche oferecido pela  escola anfitriã. Enquanto comiam, os temas das conversas centravam-se todos nas experiências que tinham passado até aí, num excelente convívio inter-escolas.
Após o lanche, todo o grupo dirigiu-se para a 2º parte deste evento. Com a ajuda da GNR - Escola Segura, seguimos em pelotão por estrada até ao sítio do Ribeiro. Bem escondido por trás de um belo pinhal estava um local muito especial. Nós chamamos-lhe de "Quintal". Trata-se de um local muito mágico. Aqui os alunos encontraram um "mundo" de trilhos bem espantosos. Grande parte destes trilhos foram criados pelo Rosa, pai do Tiago, com a ajuda de outros pais. Mais parecia um percurso de XCO (cross country olímpico), com três níveis de dificuldade, mas em tamanho S, bem compactado. Se até aqui os miúdos já sorriam de felicidade, agora então, é como se tivessem encontrado o paraíso. Foi, de facto, o ponto alto deste evento, decerto que ninguém vai esquecer...
E para ajudar, o professor Nuno Serafim registou estes momentos e expressões, simplesmente fabulosos num conjunto de fotografias de grande qualidade. (vejam aqui
Já passava bem das 13h30m, e alguns alunos já se tinham rendido ao cansaço, quando este enorme pelotão regressou à escola, mais uma vez com ajuda simpática da GNR - Escola Segura. 
Já com os banhos tomados, seguiu-se o almoço, onde o tema de conversa foi, como não podia deixar de ser, os trilhos do "Quintal". E de certeza que não ficaram por aqui...

Para finalizar, um sincero obrigado a todos que proporcionaram este evento, principalmente a todos os jovens participantes. Pois, sem eles este dia não teria sentido!

Sem comentários: