Links

5.2.09

reportagem: 1º Encontro de Escolas - Clubes de BTT/Desporto Escolar 2008/09

No dia 13 de Janeiro realizou-se o 1º Encontro de Clubes de BTT - Desporto Escolar, na Escola E.B. 2/3 D. José I, em Vila Real de Santo António. Numa organização levada a cabo pelo professor Mário Alpiarça, que juntou alunos de 7 escolas do Algarve. É de salientar, que as escolas participantes representam todo o território algarvio, do Barlavento ao Sotavento.
Apesar do dia ter surgido um pouco cinzento, ameaçado por alguma chuva, o evento desenrolou-se de uma forma muito positiva.
A chegada dos participantes nos autocarros é sempre um momento de grande curiosidade dos alunos das escolas anfitriãs. Neste evento, esta situação não fugiu à regra. Sempre que chegava um novo autocarro, formava-se um enorme grupo de curiosos para ver entrar os participantes com as respectivas bicicletas.
No Pavilhão Gimno Desportivo da escola os alunos participantes puderam mudar de roupa, equipando-se com roupa adequada para o evento. Entretanto, os professores responsáveis dos grupos - equipas reuniam-se num "briefing" com os elementos da organização. Aqui foi explicado como é que o evento iria decorrer, bem como foram entregues os respectivos dorsais dos participantes.
Este evento destacou-se pela difrença, pelo facto de ter juntado uma pequena e curta prova ao cronômetro, com um percurso guiado, ao melhor estilo dos passeios de BTT. Na prova conta-relógio os alunos mostraram uma motivação e um empenho surpreendentes. Mesmo os alunos "da casa" fizeram questão de apoiar os participantes, numa enorme "cordão" de espectadores ao longo do percurso. Apesar de alguns alunos terem exagerado no "apoio" à prova, a verdade é que a presença de tamanha massa humana ajudou no ambiente da prova.
Em termos classificativos destacaram-se os vencedores:
  • Diogo Afonso, da E.S.V.R.S.A., nos Juniores Masculinos;
  • Taras Andrushkiv, da E.S.V.R.S.A., nos Juvenis Masculinos;
  • Bruno Madeira, da E.S.V.R.S.A.,nos Iniciados Masculinos;
  • Fábio Soares, da E.B.D.José I, nos Infantis B Masculinos;
  • Soraia Gonçalves, da E.B.D.José I, nos Infantis B Femininos;
  • Rodrigo Miquelino, da E.B.D.N., nos Infantis A Masculinos;
  • Paula Florêncio, da E.B.D.José I, nos Infantis A Femininos.

As restantes classificações podem ser consultadas no fundo deste artigo.

Depois desta prova, os participantes puderam alimentar-se com um saboroso lanche oferecido pela escola organizadora. De seguida, deu-se início a um passeio guiado de forma muito profissional pelos alunos de Vila Real de Santo António. O percurso levou o enorme grupo pela mata que existe entre a vila e Monte Gordo. O trajecto precorreu os estradões deste imenso pinhal, proporcionando bons momentos de convívio enquanto se pedalava.Com o relógio a avisar que já eram horas do almoço, toda a caravana regressou à base. Chegados à escola todos puderam tomar um banho "demasiado" refrescante. Mas, que rapidamente aqueceu com o excelente almoço, na cantina da escola.

Já com os pratos vazios e certificados entregues deram-se as despedidas com alguma tristeza, mas também um grande desejo que chegue depressa o próximo evento.

Ficha de Controlo de Partidas e Chegadas

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Pessoal, é o Ruben Martins, é só para avisar para visitarem o novo site- Entre Rotas e Trilhos em BTT, temos novidades, podem se registar no site!

www.entrerotasetrilhosembtt.webs.com

cumprimentos
Ruben Martins