Links

10.3.13

Drössiger, Eschweiler e Eu


 
Eschweiler é uma cidade alemã, do estado da Renânia do Norte - Vestfália (Nordrhein Westfalen). As principais cidades vizinhas e mais conhecidas são Colónia (Köln) e Aachen. Também fica bem perto da fronteira com a Bélgica e a Holanda. Uma região muito bonita da Alemanha, muito verde, com belas paisagens de média montanha, destacando-se uma uma zona, a Eifel.
Curiosamente o nome desta cidade tem origens latinas, Ascvilare, de certeza graças ao império Romano que chegou bem até aí. Bem como francesas ou gaulesas em que se chamava, Aischwiile.
 
 
Em 1967, no início do mês de Dezembro, num dia bem frio e invernoso, pelo que contam estava cerca de 1m a 1,5m de neve nas ruas, nasci no St.-Antonius-Hospital, desta bonita cidade alemã.
 
Schwimmhalle
 
A internet é algo fabuloso pela informação que conseguimos obter. Já passaram cerca de 35 anos desde da minha partida desta cidade. E apesar do tempo passado, foi escrever no google algumas palavras e ... já está. Gosto! Tem sido um recordar... um regresso ao passado, mas sem um DeLorean.
Uma das fotos que eu logo reconheci foi esta das piscinas municipais locais, mais conhecida por Schwimmhalle. Pois foi aqui que dei os meus primeiros "passos" no contacto com a água. Bem como esta praça, o Marktplatz, onde eu costumava ver o mercado, e a igreja de S. Pedro e S. Paulo. Ou a escola onde andei, a Eduard Mörike grundschule.
Bom... isto foi há uns 35 anos atrás. Depois vim para o nosso lindo Portugal e aqui tenho estado, sem nunca mais ter ido a Eschweiler. É curioso, não tenho más recordações, mas nunca senti o apelo de lá voltar.
IMG_9455Em pleno século XXI e de forma inesperada a minha terra natal volta à baila. Tudo por causa de uma bicicleta. Tinha que ser. Só podia ser uma bicicleta. Eu queria comprar uma bicicleta de cicloross e após imensas pesquisas decidi contactar o importador nacional (Tomazzini) da marca Drössiger. No catálogo desta marca consta uma bonita máquina de CX, mas com uns componentes diferentes daqueles que eu queria para mim. Entretanto, descubro que a Drössiger é uma marca com base em Eschweiler. Curioso, não é? A marca foi lançada em 2004, hoje ocupa uma área de 5600m2 e cerca de 40 pessoas trabalham lá. Além de um catálogo cheio de vários tipos de bicicletas, é possível fazer montagens tipo custom. E foi assim que foi feita a minha bicicleta de CX, escolhi a cor (laranja), o tipo de pintura (mate), os travões (cantis da Tektro) e mais umas coisinhas da Control Tech.
Agora pedalo numa bicicleta que nasceu onde eu nasci, uma máquina única, só minha, e apesar disto nem foi tão cara como algumas marcas pedem para montagens custom. Coisas da vida... com todoa esta experiência começa a nascer uma vontade de voltar a ver Eschweiler... Vamos ver...

Sem comentários: