Links

10.3.13

Projecto CARMA - Do carro nasce uma bicicleta

O carro, ou automóvel, tem sido, desde da sua invenção, um dos responsáveis pela aceleração das nossas vidas. É o meio de transporte de muita gente para ir do ponto A ao ponto B. Aliás, devido a ele as distâncias entre os dois pontos aumentou consideravelmente. Também é uma máquina de desafio e prazer, levando por vezes ao máximo a noção de velocidade e rapidez. Por outro lado, é objecto de culto e vaidade, criando uma ilusão de Deus, aquele que tem o "maquinão", e dos que seguem devotos ao mesmo, aqueles que sonham e admiram o "maquinão".
De facto, o automóvel como objecto social merece um estudo psico - social bem mais profundo, pois reflecte muito da natureza Humana. Mas, tem um lado negro. E esse lado tem sido potenciado pelo enorme crescimento da quantidade de carros pelo nosso planeta. O carro polui! Se fosse só um não seria dramático. Só que são milhões e todos trabalham, por sua vez vão dando cabo do nosso belo planeta. E no final, todos os carros "morrem" da mesma maneira, na sucata, apodrecendo.
É aqui surge a pergunta: "Pode uma bicicleta compensar tudo o que um carro fez?"
Esta questão é a base do conceito / projecto CARMA. Este grupo pegou num velho caro de uma sucata e tentou criar uma bicicleta. Uma ideia simpática que poderá mostrar um novo caminho na reciclagem e reaproveitamento.
 
O nascimento da bicicleta em 4 episódios.
 
1º - A Sucata

CARMA - Sucata from B-Cultura da Bicicleta on Vimeo.

2º - A Construção

CARMA - Construção from B-Cultura da Bicicleta on Vimeo.

3º - Os Acessórios

CARMA - Acessórios from B-Cultura da Bicicleta on Vimeo.

4º - A Bicicleta

CARMA - Bicycle from B-Cultura da Bicicleta on Vimeo.

Esta bicicleta tem uma importante missão: compensar os quilómetros percorridos pelo automóvel. É por isso que a CARMA não é para vender, comprar ou para doar. Foi feita para andar e por isso não é só nossa. É tua.
É de todos que queiram contribuir para os kms que ela tem para compensar andando nela. 159.761 kms, para sermos precisos. A carma é uma nova oportunidade para o ambiente. Para a economia. Para a mobilidade. Para as pessoas. Para o mundo.
O lançamento será em Março e tu podes ser dos primeiros a andar nela e a contribuir para a sua missão: compensar o karma do carro.
Neste evento poderás assistir à estreia de uma curta-metragem inspirada na CARMA, ver a apresentação da edição limitada de acessórios feitos pela Rasto para esta bicicleta e a exposição fotográfica que retrata a construção da CARMA.
Fica atento. [in www.projectocarma.com]

Sem comentários: