Links

26.10.09

5 DIAS PELA ECOVIA - parte I

Bem cedo já havia pessoal irrequieto. Muitos nem dormiram como deve ser. No fundo, agora é que ia ser. O pessoal estava de tal modo excitado que num ápice arrumaram todas as coisas.
Com o grupo já todo organizado no exterior, tiramos uma rápida foto da porta do nosso 1º “hotel”. De seguida, seguimos até ao marco da ecovia, o ponto “oficial” de partida.
O ponto de partida fica mesmo ao lado do edifício da alfândega. Em tempos não muito longínquos este espaço estava sempre cheio de pessoal. Era uma corrida às compras em pesetas. Hoje em dia os barcos ainda atravessam o rio, mas sem o corre-corre de outros tempos.
Com a ordem de partida dada, todo o grupo pedala deslumbrado pela bela avenida à beira Guadiana. Num ápice, já estávamos em Montegordo. Nesta vila à beira mar, cheia de aromas doces dos protectores solares, realizamos a nossa 1ª paragem. O objectivo foi a compra de alimentos e líquidos, “atacando” um supermercado.
Numa enorme rotunda viramos na direcção de Atura. Ao atravessar a localidade o grupo já estava a entrar na fase de “bocejo”, quando se dá o insólito. A mando do GPS demos uma viragem à esquerda e com ela veio um surpreendente singletrack. Este serpenteava com deliciosas curvas, ao mesmo tempo que ondulava levemente, proporcionando um bom “acordar” com saltinhos à mistura.
Quando todos já estavam com enormes sorrisos, o delicioso “single” transforma-se numa moderna ciclovia, bem sinalizada. Apesar desta mudança, os miúdos não se deixaram ir abaixo e aproveitaram para rolar com velocidade. Possivelmente, devido a esta, pouco depois estávamos em Cabanas de Tavira.
A passagem por esta vila deve ser feita lentamente. Pois, todo o ambiente típico, mesmo à beira da Ria Formosa obrigou a todos a apreciar os imensos pormenores característicos de Cabanas.
Para ajudar a toda esta boa “energia” que o grupo vivia, fomos brindados com a presença da ria.
Aqui o trajecto é de facto deslumbrante. Passamos mesmo ao lado de salinas, montanhas de sal, que surpreenderam os mais novos. Estes não acreditavam que aqueles enormes montes brancos pudessem ser sal.

Depois da passagem pela bela cidade de Tavira, a ECOVIA continua na sua convivência com a Ria Formosa.
Numa tentativa de motivar todo o grupo indico no horizonte um pequeno conjunto de casario junto a umas árvores, mesmo à beira ria e digo-lhes: “Meus amigos, eis a Fuzeta!”.
Bom, o efeito foi tal, que quando olhei, depois de ter tirado umas fotos, já não estava ninguém ao pé de mim.
Chegados à Fuzeta, fomos muito bem recebidos na escola EB2,3 Dr. João Lúcio, numa agradável acção da Câmara Municipal de Olhão.

Sem comentários: