Links

25.10.09

5 DIAS PELA ECOVIA - parte III

Esta etapa foi marcada pelo início bem estranho. Pois bem, tendo em conta que estávamos a fazer um longa viagem de “bike”, supostamente os trilhos seriam sempre novos. Aí é que está, todos já conheciam este início de etapa, como se fosse a própria palma da mão. Aliás, aconteceu muitas vezes eu referir que um dia destes iríamos fazer a ECOVIA e contar como passaríamos por estes pisos. E agora, estávamos mesmo a fazer a “viagem”.
A este ambiente o grupo respondia com um andamento calmo e com pouca conversa.
Entretanto os quilómetros passavam. Vilamoura, as praias da Falésia e dos Tomates, até a Aldeia das Açoteias já tinham ficado para trás.
Ao chegarmos aos Olhos d’Água todos acordaram deste profundo “sono” com buzinadelas e motores de carros. Estávamos de volta às ruas e estradas cheias de trânsito. E assim continuamos até chegarmos à cidade de Albufeira, onde nos esperava a incansável Dª Guida com umas belas maçãs e água bem fresquinha.
A paragem foi bem curta, é que o “astro rei” prometia um dia bem quentinho.
O ritmo começava outra vez em “crescendo”, proporcionado pelo bom piso das estreitas estradinhas municipais.
A dada altura, o grupo enfrentou uma inesperada rampa bem inclinada.
Esta dificuldade teve um efeito inesperado, surgiu uma motivação, que mais parecia “doping”. As pernas assemelhavam-se a pistões, que empurravam os pedais sem misericórdia. Nesta feroz velocidade chegamos ao parque de estacionamento da dita praia.
Voltando ao trilho, atravessamos uma das mais belas zonas da ECOVIA. É que nesta parte ECOVIA é todA sobre madeira, com dunas pela esquerda e um enorme lago à direita. Neste, foi possível apreciar, entre muitos, um grande bando de Flamingos.


A zona de Armação de Pêra e arredores trouxe mais uma vez a confusão sazonal das férias. Este facto aliado ao muito calor estava a “quebrar” o meu “batalhão”.
Ao fim de alguns quilómetros nos tais estradões “esbranquiçados” surgiu o casario da Vila de Lagoa. Ainda tivemos alguns “calafrios” devido à famosa E.N. 125 que atravessa Lagoa bem pelo meio.
Com a última subida do dia veio também o nosso “hotel”, o Pavilhão Municipal de Lagoa. A possibilidade de pernoita neste espaço, bem como de um delicioso jantar foi uma simpática “oferenda” da autarquia.

Sem comentários: