Links

25.10.09

5 DIAS PELA ECOVIA - parte IV

Com o amanhecer deste dia chegou a 4ª etapa, que nos levou de Lagoa a Lagos. Apesar do lento acordar dos “soldados”, rapidamente saltavam para cima das “bikes” prontos atacar mais umas dezenas de quilómetros. As primeiras pedaladas seguiram a nossa bem conhecida linha azul, que nos levou a conhecer algumas ruas de Lagoa.
O atravessamento da E. N. 125 foi bem mais segura e divertida, com a passagem numa ponte pedonal, subindo suavemente e descendo com pequenas lombas.

A partir daqui a linha azul desaparece, marcando a saída da zona urbana, passando o percurso a estar marcado com o símbolo da ECOVIA no pavimento. Com um muito bom andamento todo o grupo rapidamente chega a Ferragudo. A seguir entramos na estrada que dá acesso à antiga ponte de Portimão.
Curiosamente a nossa passagem deu-se mesmo nas vésperas de inauguração da ponte, onde um enorme batalhão de trabalhadores tentavam acabá-la. A passagem por Portimão foi bastante animada e barulhenta.

Sempre com um bom ritmo chegou-se a Alvor, com a primeira paragem para abastecimento. Com os líquidos e os sólidos repostos voltamos a partir.
A secção seguinte levou-nos a um trilho alternativo à ECOVIA, por esta ainda não estar concluída sobre a Ria de Alvor. Assim, tivemos a oportunidade de passar por trilhos só conhecidos pelos locais. No fundo foi um regresso ao BTT mais puro, cheio de “single tracks”, subidas curtas, pedras e um fabuloso trilho ao lado da ria. Um espanto.

Com o fim da ria chega a Meia Praia e partir daqui começamos a vislumbrar a silhueta da cidade dos Descobrimentos, Lagos. O trilho segue sempre ao lado da linha de caminho de ferro e também da linha da costa, cumprindo a longa linha curva da Baía de Lagos. Os ritmos continuaram altos motivados pelos aromas marítimos.
A entrada em Lagos deu-se pela Avenida dos Descobrimentos. Seguimos até ao Forte da Bandeira, subindo depois até ao Quartel dos Bombeiros. Aí entramos nas ruas estreitas e de casario mais histórico. No meu deste emaranhado de ruas, que respiram história por todos os lados, fomos encontrar o antigo Liceu Gil Eanes.
Apesar do aspecto, o espaço em que ficamos era bem acolhedor. A visita à cidade ainda contemplou várias surpresas, com por exemplo o novo espaço da Ciência Viva.
Depois foi só procurar um bom sítio para jantar e descansar…

Sem comentários: